domingo, 31 de outubro de 2010

Almada

Uma viagem incrível!!!

Um tuno nosso, já engenheiro e a fazer obra, tinha lá na obra um profissional da construção civil (vulgo trolha) que fazia a alegria do pessoal. Tinha prometido que um dia levaria o homem a uma actuação da Tuna.

Melhor ainda foi a uma deslocação de fim de semana.

Como sempre, bem apetrechados para a viagem (3 garrafões de vinho), partimos numa sabado de tarde. Durante a viagem travamos conhecimento com o senhor, muito simpático. Com o seu bigode farfalhudo á verdadeiro tuga. Agarrou-se a um dos garrafões (surpreendentemente :) ) e lá foi a cantar a viagem toda "Quando... você vem com essa cara...". A principio tinha piada, mas foi a viagem TODA!

Chegamos, a Almada e como naquele tempo não existia a moda dos (terríveis) passa-calles, fomos como é óbvio, para a praia... Tínhamos de conhecer a costa da Caparica, tão mítica na música dos Peste & Sida. depois de um fim de tarde na praia desloca-mo-nos para o sitio combinado para o transporte nos vir buscar. Nisto o homem ainda agarrado ao garrafão começa a meter-se com alguns de nós. Pelo meio começa a pedir lume e não vendo gorado o seu objectivo, começa, a trepar a um poste, com uma rapidez fulminante devo dizer para pedir lume ao lampião! :) Toda a gente ria a gargalhadas soltas com o artista.

Fomos jantar, tocamos, a alegria do costume, o homem maravilhado com tudo! Sempre ao nosso lado e ainda agarrado ao garrafão!

Mais uma peripécia da viagem logo a seguir ao Festival. Como nestas coisas o transporte tem de dar para todos, fomos com mais tunas na camioneta. Para minha surpresa começam a cantar um original nosso com ligeiras modificações na letra para se adequar á sua região. (mais tarde alguém me disse que os antigos magisters das duas tunas se davam muito bem é que foi aceite a brincadeira). Hoje orgulho-me de ser um grande amigo dessa tuna. Fazendo muitas vezes quilómetros e quilómetros para estar com eles.
Continuando, o tuno que era chefe do homem entra muito chateado pelo autocarro dentro e diz alto e a bom som que a musica deve ser tocada de outra forma! O melhor foi ver o homem a saltar as cadeiras todas da mesma forma ágil que com que tinha trepado o lampião e muito zangado porque o "engenheiro" dele também estava. Infrutifero porque não sabia a quem se virar, apenas saltava de cadeira em cadeira. Cómico no minimo!

Seguiu-se a disco night habitual e o homem muito contente lá dentro porque e cito "Com este cartão (credencial) entro em todo o lado!". Mostrava o cartão a toda a gente e dizia muito orgulhoso que o "engenheiro era o maior". Foi sem duvida o elemento mais caricato do festival. O pessoal de Almada ainda hoje deve estar a pensar quem seria o cromo.

Ainda na disco, o homem vira-se para a miúda do bar e sai-se com um dos melhores piropos dignos de qualquer profissional do seu ramo. "Eu só queria 5 minutos de amor contigo!" QUem não gostou foi o namorado que estava ao lado, retiramos estrategicamente o homem para a nossa beira e como é óbvio tomamos nota dessa importante lição de balada da noite para o futuro! LOLOL

Alguns foram dormir, outros ficaram! Eu fui "tentar" dormir, porque alguém teve a infeliz idéia de colocar um tuno no nosso quarto. Que tinha avisado que se alguém falasse havia "brincadeira". Claro que há sempre um irreverente quando tocado pelo néctar do Deus Baco, e acreditem que o tuno foi muito paciente, mas o moço não se calava. Teve como prenda ir para a varanda contar as antenas todas da margem de Lisboa. AH! Estávamos alojados na pousada de juventude que fica perto da ponte 25 de Abril, mesmo junto ao rio e com uma vista muito boa de Lisboa. Por incrível que pareça parecia resultar pois a contagem era qualquer coisa do género "uma, duas, três... quatro... Já me perdi vou ter que começar de novo". Isto repetiu-se durante meia hora até que adormeceu... LOL e eu ainda acordado. Levanta-mo-nos e após chegada do resto da Tuna fomos tomar o pequeno almoço a um cafezito, onde começou uma tradição secular (sim, isto passou-se no século passado, portanto já é secular). Toda a gente a pedir leitinho, café e torradinhas ou bolinhos e quando a menina pergunta ao homem o que ele queria, este responde-lhe: "Uma cerveja e um pão com manteiga!!!" AHAHAHAHAH!

Devo confessar que foi uma lição importante e que até aparecer o guronsan, me safou de muitas dores de cabeça.

Por isso se algum dia alguém da vossa tuna vos disser que vai levar um trolha a uma viagem convosco, aproveitem bem, aprende-se muito... Ou não!!!

Abraços!!!



1 comentário: