quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Não gosto mesmo nada de ver Tunas!!!

Criei este blog para todos aqueles que fazem parte do mundo das tunas pelo convívio, pelos amigos, pelas "amigas", pelos copos ou por outro motivo qualquer. Vou procurar partilhar com todos as experiências divertidas vividas por mim com a minha mulher, sim, também faz parte do fenómeno activamente, demasiado ás vezes, e com os meus amigos.

O titulo é parcialmente enganador pois, sendo eu um tuno há muitos anos, gosto genuinamente deste nosso mundo de tunas, apenas gosto mais de estar no bar ou nos corredores do que a ver as outras tunas e tenciono mostrar-vos como isso pode ser muito divertido. Deixo-vos com a primeira estória...

Ano Zero:

O Caloiro

"Os ensaios da tuna são ás quartas, ás 21h30!" Este foi o meu primeiro contacto com o meu futuro. Devo dizer que tendo entrado na segunda fase, acabei por ir a um ensaio da tuna antes de de ir a uma praxe do curso! O meu ano de candidato á tuna pautou-se por carregar instrumentos, (profissionalizei-me rapidamente) e aprender as músicas, o que graças á bagagem de 8 anos a tocar cavaquinho foi rápido. Não é muito divertida esta fase nas tunas pois não? Até porque ainda andamos a descobrir este mundo!

Ora é precisamente nesta fase que começa a aventura que hoje partilho convosco, numa alegre viagem a Leiria, onde tocaríamos num festival. A viagem correu bem, feita numa camioneta da rede expresso, ou seja não teríamos transporte lá, ficamos á espera que nos viessem buscar á estação de autocarros. Um antigo tuno nosso, que vive lá veio ter com a tuna e levou os tunos para o tasco mais próximo e ficamos nós a tomar conta de instrumentos.
Passado umas duas horas chegam, finalmente, as guias. Histéricas, pois eram 17h30 e tinhamos que estar na câmara para o protocolo de recepção ás tunas ás 17h! Lá vou eu a correr chamar a malta ao tasco! Valeu a pena que ainda bebi uns finos e lá fomos para a recepção.
Para nosso espanto a recepção tinha acabado, ainda assim a Presidente foi simpática e levou-nos a conhecer a câmara.
Posto isto as guias levaram-nos para a residencial antes de irmos jantar, havia ainda uma recepção no Teatro onde seria o festival, á qual nós faltamos (foi um fim-de-semana exemplar no que diz respeito a protocolo), e ao fim de meia hora de caminhada lá chegamos (relembro que não tinhamos transporte). Como faltamos á recepção fomos directos para a cantina. Fomos os primeiros a jantar, (foi a recompensa por faltar ás recepções todas) e quando acabamos estavam as outras tunas a chegar.
Estavam alguns de nós cá fora á espera, quando reparamos que a porta da cantina estava segura por um bloco rudimentar de granito (vulgo paralelo), e sendo nós ainda caloiros á descoberta do mundo, lá demos um pontapé no objecto, tendo como consequência o fecho da porta que este segurava.
Agora vem a parte fixe, quando o resto das tunas acaba de jantar, começam a vir para fora também. Mal eles sabiam (nem nós) que a porta se trancava automaticamente. Começamos a achar piada com os esforços de toda a gente em tentar abrir a porta, de risos leves passou a pequenas gargalhadas quando do lado de fora alguém fez sinal que não era aquela porta, mas sim uma ao lado, toda a gente se desloca para a nova saída e eis que... Estava trancada!!! Fomos mauzinhos mas confesso que foi divertido ver toda a gente a andar de um lado pró outro sem sucesso. Calma, há mais... Aparece uma funcionária lá dentro, muito chateada pela porta fechada, e com um molho de chaves começa a tentar abrir a porta. Sem efeito, já as gargalhadas eram fortes e a mesma funcionária resolve ir dar a volta e sair para tentar abrir a porta por fora. Mais uma vez, pasmem-se... A porta não abria!!!
Finalmente caí ao chão agarrado á barriga quando alguém disse: "Pronto, ganhamos o festival por falta de comparência das outras tunas!" Normalmente não seria suficiente para perder as forças, mas já estávamos naquela situação há meia hora.
Pouco depois, alguém teve a ideia milagrosa de levantar o trinco interior da porta. Buahahahahahah!

Não ganhamos o festival, mas ainda houve mais aventuras durante o fim de semana, fica para a próxima!

Abraços...

3 comentários:

  1. Nem comento looool só tu***

    PS: Livra-te de dizer mal da minha tuna ;)

    ResponderEliminar
  2. eu estive lá ;)
    sandes de presunto + copo de vinho na "tasca da alice" = 50$ (sim, 50 escudos)

    ResponderEliminar